Arrancou na manhã desta segunda-feira, em Vila Verde, a 2ª fase de vacinação contra a gripe nas unidades de saúde locais. «Após a conclusão da 1ª fase de vacinação, onde foram contemplados todos os profissionais de saúde do Concelho, grávidas, utentes e colaboradores dos Lares e SAD das instituições vilaverdenses, serão agora vacinados todos os cidadãos do Concelho maiores de 65 anos ou pertencentes a grupos de risco». Os utentes serão contactados via telefone pela unidade de saúde local respectiva, por forma a procederem ao agendamento da toma da vacina contra a gripe.
Em nota enviada, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, realça a importância da toma e apela a que «todos os cidadãos que sejam contactados se vacinem. A eficácia anual da vacina contra a gripe é enorme, se a esse facto juntarmos o inevitável contexto de pandemia causada pela COVID-19, este ano é deveras importante que não abdiquem de serem vacinados».
António Vilela sublinha «felizmente, as unidades de saúde locais estão preparadas para nos próximos dias cobrirem a população referenciada. Neste contexto, quanto mais rápido for a vacinação dos referidos cidadãos, menos situações de outras infecções respiratórias surgirão, o que permitirá menos confusão com os sintomas de covid, evitando assim a realização de teste de diagnóstico para dissipar a dúvida entre a gripe e o COVID19».
O autarca realça ainda «o excelente empenho na luta contra a pandemia causada pela COVID19 dos profissionais de saúde e auxiliares».
«Sabemos perfeitamente o desgaste físico e psicológico que estão a sentir. Em nome de todos os Vilaverdenses, nunca é demais transmitir a enorme gratidão que sentimos por eles. Obrigado», conclui.