O realizador e produtor cinematográfico Abi Feijó participa este ano no MobiCurtas, um dos projectos mais emblemáticos da Casa do Conhecimento de Vila Verde desenvolvido em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, da qual fazem parte o Agrupamento de Escolas de Prado, o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, a Escola Secundária de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde.
Nesta edição, a Rede Casas do Conhecimento também se tornou parceira, nomeadamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, a Casa do Conhecimento de Boticas, a Casa do Conhecimento de Montalegre e a Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.
Na sua essência, o MobiCurtas procura «despertar nos jovens o interesse pela produção de conteúdos multimédia originais, através de técnicas diferenciadas. Já na sua 8ª edição, procurou sempre manter-se inovador e desafiador propondo temáticas de interesse e dando a conhecer novas técnicas», pode ler-se em nota enviada.
A sua estrutura integra três momentos: o de “aprendizagem”, em que pela frequência de workshops os alunos se apropriam de determinada técnica e ficam a conhecer um pouco da história da fotografia e do cinema; o de “concretização”, em que os alunos produzem em contexto de escola as curtas-metragens e o de “exibição”, em que os conteúdos multimédia produzidos, são divulgados e apresentados em sessões específicas, aos alunos que frequentam as escolas envolvidas.
Assim, ao longo destas edições do Mobicurtas, já foram produzidas 110 curtas-metragens, que contaram com a participação de mais de 300 jovens, tendo assistido à sua exibição para cima de 1000 jovens.
Lamentavelmente, a 8º edição terá uma estrutura atípica, motivada pela situação atípica em que vivemos, no entanto, não de menor interesse.
Intitulada de “Abi Feijó – Ensinamentos de um Mestre”, a presente edição contará com a participação especial de Abi Feijó, conceituado realizador e produtor cinematográfico, detentor de vasta obra, nomeadamente na curta-metragem de animação.
Irá realizar-se no dia 4 de Novembro, em formato on-line, com a cesso restrito às escolas do Concelho e contará com duas sessões, uma das 10h às 12h e outra das 14h às 16h.
Do programa consta uma apresentação do cineasta, a visualização de alguns filmes de sua autoria e de outros realizadores e produtores, como Regina Pessoa, Alice Guimarães, Mónica Santos, Laura Gonçalves, Daniela Duarte e Paul Bush e um momento de debate, onde alunos e professores poderão estar à conversa com este “Mestre”, membro da Academia dos Óscares.
«É com a participação de Abi Feijó que iremos assinalar o Dia Internacional da Animação, comemorado a 28 de Outubro e o Dia Mundial do Cinema, comemorado a 5 de Novembro», acrescentam.