A PJ de Braga deteve, esta quarta-feira, o presumível autor de um incêndio ocorrido na noite do passado dia 1, na Casa dos Rapazes, uma instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, de Viana do Castelo.
“O detido, de 17 anos, actuou num quadro de revolta e vingança. Através de chama directa, ateou fogo ao interior de um quarto do dormitório da instituição”, informa a PJ em comunicado, acrescentando que no dormitório “se encontravam naquela altura, e distribuídos por outros quartos, vários jovens institucionalizados, que foram evacuados para o exterior do edifício”.
A pronta intervenção dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Viana do Castelo evitou a eventual propagação das chamas aos outros aposentos do edifício, bem como evitou que os restantes jovens corressem perigo de vida, pela inalação de fumos e intoxicação por monóxido de carbono.
“Assim, e com tal conduta, o arguido criou perigo para a sua própria vida, para a vida de terceiros, e colocou em risco bens patrimoniais de elevado valor”, refere o comunicado, que avança que as diligências realizadas “permitiram a recolha e consolidação de substanciais elementos de prova”.
As investigações conduziram à detenção fora de flagrante delito do indivíduo, o qual vai agora ser presente às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Na altura em que foi dado o alerta para o fogo encontravam-se no seu interior 22 crianças e jovens.