Celebra-se esta segunda-feria, 23 de Novembro, o Dia da Floresta Autóctone. Para assinalar a efeméride, a Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Júlia Fernandes, inaugurou, esta manhã, no Município de Vila Verde, duas exposições alusivas à Floresta Autóctone, nomeadamente a mostra intitulada “Árvores- nativas de Portugal”, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)Eco- Escolas e uma outra sob o tema ”Árvores Autóctones”, compostas por trabalhos realizados pelos alunos dos Jardins de Infância, dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Vila Verde.
Decorreu ainda esta manhã uma acção de plantação de um carvalho na Praça de Lhomar, em Vila Verde, actividade que contou com a presença da Vereadora e também do Vereador do Ambiente, Patrício Araújo.
Em comunicado, pode ler-se que Júlia Fernandes elogiou os «trabalhos de excelência elaborados pelos alunos dos Jardins de Infância do Concelho» e agradeceu à ABAE Eco- Escolas por ter «disponibilizado a Exposição “Árvores – nativas de Portugal”».
«Com estas actividades, pretendemos sensibilizar os mais novos para a importância da preservação das árvores autóctones defendendo-as de espécies invasoras», refere a autarca, acrescentando, que é «fulcral que os alunos percebam, desde cedo, a importância da preservação das espécies autóctones. Esta educação ambiental é um dos nossos principais objetivos enquanto Município».
«ESPÉCIES QUE CONSERVAM A PAISAGEM NATURAL»
A Vereadora sublinha que «são estas espécies que conservam a paisagem natural caracterizante do nosso Concelho e preservam os nossos valores históricos e culturais, fortalecendo o turismo, daí que seja muito importante proteger e preservar o património natural do nosso Concelho».
SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE
A semana da Floresta Autóctone é uma iniciativa promovida anualmente pelo Município de Vila Verde, contudo, no presente ano, devido à pandemia de COVID-19, as actividades não são realizadas nos mesmos moldes das edições anteriores.
A semana dedicada à “Floresta Autóctone” tem como objectivo «sensibilizar para a promoção e conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger».
ACÇÃO DE REFLORESTAÇÃO
Esta tarde irá realizar-se a habitual Acção de Reflorestação, no Alto da Leiroinha- Cervães, no âmbito do Projecto Internacional de Sensibilização para as alterações climáticas, da PIEF da Escola EB 2/3 de Prado, uma actividade que conta com a participação da Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).