O Município de Braga tem dedicado o mês de Novembro à celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, através da iniciativa “30 anos, 30 acções do Município”, divulgando as diferentes actividades e projectos desenvolvidos em articulação com os vários parceiros e entidades que trabalham em prol de uma Cidade Educadora. Esta efeméride, assinalada esta segunda-feira, 30 de Novembro, tem a particularidade de ocorrer num ano em que se celebra também o 30.º aniversário da proclamação da Carta das Cidades Educadoras com o mote: “Cidades Educadoras: 30 anos a transformar cidades e pessoas, para um mundo melhor”.
Em nota enviada, a Vereadora da Cultura e Educação do Município, Lídia Dias, refere que «uma Cidade Educadora constrói-se para lá dos muros da Escola. Ela passa para a rua, para a praça e para a vida comunitária. Nesse sentido, é fundamental apostar em dinâmicas, com relevância para a comunidade nas diferentes áreas como: a educação, o desporto, a cultura, a mobilidade, o património, a acção social e o ambiente, envolvendo e valorizando os diferentes agentes da sociedade civil, empresas e instituições».
INICIATIVAS
A autarquia bracarense tem assegurado e promovido o encontro entre ideias, práticas e aspirações que envolvem os cidadãos nos processos de tomada de decisão. O “Orçamento Participativo”, o “Orçamento Participativo Escolar” e o “Tu Decides!”, são alguns dos exemplos que tornam Braga numa cidade participativa.
Além disso, tem, também, incentivado para a prática de cidadania democrática, da participação, da tolerância, da equidade, da importância da causa pública e do respeito pela natureza e exemplo disso são os projectos: “(Re)Escrever o Nosso Bairro”, “Mini-olimpíadas | Juntos por uma Educação Inclusiva”, “Braga em Risco”, “Quinta Pedagógica”, “Braga a Sorrir”, entre muitos outros que têm elevado Braga a uma Cidade Educadora.
«Trabalhamos, todos os dias, para uma cidade educativa, inclusiva e participativa. Braga, como Cidade Educadora, oferece espaços e oportunidades para que todos possam viver, desfrutar, integrar e cimentar as suas expectativas, harmonizando um conjunto de políticas integradas, concertadas na prosperidade e desenvolvimento do território», acrescenta Lídia Dias.
Segundo a vereadora, esta procura pelo bem comum é algo que todos os cidadãos devem estar envolvidos, sobretudo, aqueles que têm responsabilidades na governação de uma cidade, mas também de outras entidades, associações ou empresas.
«Reconhecendo, implementando e valorizando os compromissos contidos na Carta das Cidades Educadoras, permitimos que a intervenção local vá de encontro à cidadania democrática, na partilha e equidade social, alicerçadas em valores éticos e cívicos da sociedade, perspectivando Braga num melhor futuro», conclui Lídia Dias.
ASSOCIAÇÃO DAS CIDADES EDUCADORAS
De referir que a Associação das Cidades Educadoras, com o intuito se adaptar às contínuas mudanças que o mundo experimenta, levou a cabo um processo participativo de actualização da Carta das Cidades Educadoras. Assim, e formar a marcar o encerramento das comemorações, esta segunda-feira, 30 de Novembro, será proclamada a Nova Carta das Cidades Educadoras, que reforça a questão da sustentabilidade, da saúde, da cultura, assim como incorpora a questão digital na sua redacção.