O Centro de Dia “Viver+”, do Centro Social e Paroquial de Parada de Gatim, está entre os 20 projectos de acção social desenvolvidos em meios rurais que vão ser financiados pela segunda edição do prémio BPI “la Caixa” Rural.
«Este projecto pretende responder à problemática do isolamento social e da solidão das pessoas mais velhas da nossa comunidade. Pretendemos reduzir comportamentos de risco e “empoderar” os mais velhos para que tenham uma vida mais participativa e activa. O prémio do BPI vai permitir realizar obras de remodelação nas instalações do Centro Social de forma a criar um Centro de Dia», refere a instituição.
Combater o isolamento e a exclusão social, reactivar espaços agrícolas e de pecuária comunitária, proporcionar apoio alimentar, promover o voluntariado e assegurar apoio e cuidados continuados ao domicílio, são alguns dos 20 projectos distinguidos. Cada projecto receberá em média 35.700 euros, num total de 750 mil euros.
Os projectos financiados vão apoiar cerca de 12 mil pessoas em diferentes áreas prioritárias, especialmente as mais afectadas pela pandemia, como o envelhecimento activo, a pobreza e exclusão social, incapacidade, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.