BRAGA

BRAGA -

Conselho de Juventude de Braga prepara actividades para 2021

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Braga reuniu esta semana para debater um conjunto de medidas a implementar, nomeadamente o Plano e Orçamento para 2021, convidando as associações do concelho a colaborarem na dinamização de actividades de apoio aos jovens.

Durante este encontro, que contou com a presença de representantes de 21 associações, foram apresentadas as Boas Práticas das Associações Juvenis durante o Confinamento, face à pandemia Covid-19. Um tema exposto pelas associações Associação Guias de Portugal e ESNM – Erasmus Student Network Minho. 

As associações fizeram uma contextualização das suas actividades, o foco do seu trabalho regular e a apresentação aos membros do CMJ das actividades desenvolvidas durante o período de pandemia, bem como os desafios vividos nos últimos meses.

Olga Pereira, vereadora do município, apresentou o renovado Mercado Municipal e manifestou a total abertura deste equipamento para a comunidade de associações juvenis, de forma a usufruírem deste espaço polivalente nas mais diversas áreas.

Sameiro Araújo, vice-presidente da autarquia, e também responsável pelo pelouro da Juventude, lembrou que “as actuais necessidades dos jovens bracarenses, são distintas das necessidades do passado, sendo que o trabalho que tem sido feito nos últimos anos junto das associações juvenis permite-nos reconhecer os eixos prioritários de intervenção, servindo o CMJ, para além de muitas outras realidades, para escutar os jovens, envolvendo-os  como agentes sociais com interesse ou responsabilidade na área da juventude”.

O Conselho Municipal da Juventude é uma iniciativa potenciadora de consideração prática e criação de sinergias entre os jovens, constituindo-se como um momento produtivo de trabalho conjunto entre associações, em que os jovens se sentem escutados pelas entidades locais e principalmente pelos representantes da sua cidade.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE