Foi num registo intimista, rodeado de amigos, com poucas palavras e muita música que o vilaverdense Xico Malheiro apresentou esta terça-feira, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, o seu primeiro CD a solo: “Raízes”.
O nome do trabalho é o mesmo grupo musical fundado há 40 anos e que desde Vila Verde assumiu uma posição de grande protagonismo ao nível da música tradicional.
«Este é um CD feito quase nos intervalos do meu trabalho e não era para ser sequer cantado, só composto por instrumentais. Depois, como é o meu primeiro disco, decidimos que seria importante que eu também cantasse», explicou o músico durante a sessão de lançamento do CD.
O disco tem a participação de vários nomes conhecidos, como Augusto Canário, Zezé Fernandes, José Barros (Navegante), José Manuel Davide (ex-Gaiteiros de Lisboa) ou Sara Vidal (Companhia do Canto e Luar na Lubre).
O CD é editado pela Tradisom, de José Moças, sediada em Vila Verde, que ofereceu a edição ao autor. «Esta é uma edição que decidi oferecer ao Xico Malheiro, que não teve qualquer custo, o que significa que todo o dinheiro conseguido através das vendas será para ele», frisou o editor.
José Moças deixou ainda um agradecimento à Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, onde Xico Malheiro trabalha, por ter adquirido 400 dos mil exemplares do CD. «O disco será distribuído por todos os funcionários, o que é uma ajuda importante e ajuda a levar a música tradicional mais longe, que é o nosso grande objectivo», sublinhou.