A Junta de Freguesia de Castelões, em Famalicão, aprovou esta semana a atribuição de um subsídio no valor de 250 euros por cada recém-nascido registado como natural da freguesia, medida a aplicar ao primeiro filho e seguintes.
Na sua pagina do Facebook, a autarquia explica a iniciativa com a baixa natalidade da região que “constitui um problema grave para evolução demográfica da nossa população (população cada vez mais envelhecida), e um problema de sustentabilidade para o nosso sistema económico-social”.
Assim, o executivo da Junta de Freguesia decidiu implementar um incentivo à natalidade, procurando “contrariar esta tendência, e contribuir para a fixação de população jovem” na freguesia.
“Com esta medida –refere a Junta- pretende-se apoiar as famílias jovens de uma forma directa, aumentando o seu orçamento familiar numa altura de despesas avultadas, como é o nascimento de um filho”, sublinhando que “no contexto actual da nossa economia e sociedade”, entendeu que esta medida “ganha ainda maior relevância”.