A rede de tratamento de águas residuais continua em fase de «expansão» no Concelho de Vila Verde, decorrendo, neste momento, nas freguesias de Mós e Gondiães, obras de alargamento da mesma e de ligação da rede existente ao interceptor principal. «Com esta intervenção, uma boa parte das habitações das duas freguesias vai ficar com acesso à rede de saneamento básico», adianta em nota enviada o Município de Vila Verde.
A aposta na extensão da rede deste serviço de «nuclear relevância para a qualidade de vida das pessoas e para o equilíbrio ambiental» é um dos «pilares da estratégia de desenvolvimento sustentável do território concelhio e a sua concretização está a ter lugar em conformidade com o criterioso planeamento efectuado para o feito», adiantam.
Numa visita aos locais onde a instalação das infraestruturas está a ter lugar, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, e o Presidente da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, César Cerqueira, inteiraram-se da forma «célere» em como as ligações estão a ser feitas, proporcionando o acesso de várias residências ao serviço de saneamento básico.
«PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA»
Em comunicado, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, refere que, «fazer chegar o saneamento básico, nas melhores condições, ao maior número possível de habitações, é de primordial importância para que o bem-estar das pessoas e a qualidade ambiental sejam efectivamente promovidos, sendo esta a principal razão de ser de um projecto de desenvolvimento local que coloca sempre as pessoas em primeiro lugar».
O autarca releva ainda que «pese embora os constrangimentos colocados pela grave situação de pandemia que enfrentamos e que merece a nossa maior atenção, os esforços em ordem ao reforço do pilar da coesão territorial não pararam e estão a avançar, um pouco por todo o Concelho, obras estratégicas para que o território se modernize e dê novos e firmes passos no sentido de uma ainda maior competitividade».