A Concelhia do Bloco de Esquerda (BE) de Barcelos condenou este domingo as duas folhas afixadas na janela de uma pizzaria que indicam a proibição de entrada, uma com um símbolo comunista e outra com a bandeira chinesa.
Em comunicado ao PressMinho assinado pelo deputado José Maria Cardoso e Miguel Martins, os bloquistas afirmam que “numa sociedade moderna, democrática, plural e civilizada é inconcebível que alguém ou alguma entidade comercial recorra a estas práticas para seleccionar os seus clientes”.
“A legislação é explícita – ninguém pode ser alvo de discriminação racial, étnica ou por filiação partidária. A gerência deste restaurante praticou um crime e deve ser devidamente punida pela justiça”, frisam.
O BE de Barcelos repudia “veementemente” o sucedido, sublinhado que as imagens “não representam mais do que discurso de ódio e xenofobia que não deve ter lugar na nossa sociedade e no nosso concelho”.
O caso remonta ao passado dia 15, quando começaram a circular nas redes sociais as duas folhas – uma com a bandeira chinesa e a outra do Partido Comunista- indicando claramente ser proibida a entrada a cidadãos chineses e comunistas na pizzaria Ristorante Divinal.
A situação foi denunciada no Twitter por uma jovem chinesa a residir em Barcelos.