COVID-19

COVID-19 -

“O controlo da pandemia exige o contributo de todos”, adverte enfermeira-directora do hospital de Guimarães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Por mais restrições que se coloquem, se cada um de nós não der o seu contributo não conseguimos controlar a pandemia”, advertiu Ana Luísa Bastos, enfermeira-directora do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Falando aos microfones da Rádio Santiago no dia em que aquela unidade hospitalar voltou a restringir as visitas aos doentes, retomando o procedimento adoptado no início da pandemia, apelou a que “as pessoas que não têm compromissos profissionais que o exijam, fiquem em casa, reduzam ao máximo os contactos sociais, respeitem todas as medidas de etiqueta respiratória, a higienização das mãos e uso de máscara”.

“Temos mesmo de ser muito responsáveis e ainda mais disciplinados nesta altura”, advertiu Ana Luísa Bastos.

“Continuamos a dar o nosso melhor diariamente. O controlo da pandemia exige o contributo de todos. Tem que obrigatoriamente ter o contributo de todos individualmente, não pode ser só dos profissionais de saúde”, insistiu.

A decisão de restringir as visitas aos doentes resulta do aumento de incidência do novo coronavírus na região, sendo uma medida adicional para proteger os doentes, os familiares e os profissionais daquela unidade, adiantando que se mantêm todas as excepções anteriormente autorizadas, ficando dependentes de validação.

“Continuamos a gerir caso a caso a necessidade de atender a situações especiais, em que os doentes precisam da presença de algum familiar”, explicou à Santiago, indicando que “as informações devidas continuam a ser transmitidas aos familiares e sempre que possível são asseguradas as videochamadas”.

A profissional de saúde refere que se impôs fazer restrições à entrada de pessoas do exterior para o interior do Hospital, “em prol da segurança dos doentes acima de tudo”, voltando a apelar ao cumprimento das medidas para travar a propagação da doença.

“O risco é maior agora”, observa, ressalvando que a situação no Hospital Senhora da Oliveira “está controlada”, mas a “qualquer momento” pode mudar.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.