SAÚDE

SAÚDE -

Utentes que não são seguidos no SNS devem inscrever-se para vacina

Os utentes que não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm de se inscrever para a vacinação contra a Covid-19, através do preenchimento de um formulário disponibilizado pelas autoridades na internet. Segundo informação disponibilizada no site https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/  onde estão expostas as fases do plano de vacinação – as autoridades de saúde pedem aos cidadãos para estes esperarem até que sejam contactados pelos serviços de saúde e que aqueles que não são seguidos no SNS e os profissionais de saúde (em prática isolada e que não estejam inscritos numa ordem profissional) deverão inscrever-se através de um formulário indicado.

O grupo de trabalho do plano de vacinação contra a Covid-19 apresenta esta quinta-feira a atualização do Plano Nacional e faz um balanço deste primeiro mês de vacinação, após terem sido anunciadas actualizações no plano para se fossem incluídos os grupos prioritários titulares de altos cargos de decisão e bombeiros, a título de exemplo.

PLANO DE VACINAÇÃO

O plano de vacinação contra a Covid-19 está dividido em três fases. A primeira está já a decorrer e abrange profissionais de saúde, idosos e pessoal que os acompanha nos lares, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos. Esta fase  prolonga-se até final do mês de Março.

Ainda nesta fase serão ainda vacinadas, a partir de Fevereiro, pessoas de idade igual ou superior a 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

SEGUNDA E TERCEIRA FASE

A segunda fase arranca no mês de Abril e inclui pessoas de idade igual ou superior a 65 anos e pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade (inclusive) com pelo menos uma das seguintes patologias: diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, hipertensão arterial, obesidade e outras doenças com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

Na terceira fase será vacinada a restante população, com data ainda por determinar e anunciar.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE