O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família promoveu uma actividade, dinamizada pela terapeuta da fala Lara Araújo e destinada ao corpo docente do Agrupamento de Escolas de Prado, sobre a importância da voz.
Intitulada “Cuidar de Nós e da Voz”, a iniciativa online surgiu tendo em consideração o impacto dos problemas de voz na qualidade de vida de um professor, quer do ponto de vista profissional, quer pessoal.
Esta formação teve como principais objectivos alertar e consciencializar para os factores e comportamentos que prejudicam e beneficiam a voz.
«Efectivamente cometemos, de forma inconsciente, no nosso dia-a-dia, algumas agressões que afectam a nossa qualidade vocal e que podem originar perturbações de voz, quer do ponto de vista perceptivo (a forma como a nossa voz é ouvida pelos outros) quer fisiológico (patologia vocal, como é o caso dos nódulos ou pólipos)», refere a organização.
Esta formação contou, igualmente, com uma componente prática através da explicação, exemplificação e realização de exercícios de relaxamento, de respiração e fonação, com o intuito de capacitar os participantes de técnicas e exercícios para melhorar a sua performance vocal.