O novo estado de emergência inicia às 00h00 deste domingo – dia 31 de Janeiro – e estende-se até 14 de Fevereiro, mantendo as regras já em vigor, a que acrescem outras restrições como é o caso da limitação da circulação para fora do país.
As actividades lectivas vão continuar suspensas até 5 de Fevereiro, sendo que na semana seguinte, a partir do dia 8, vai ser retomado o ensino à distância, com as escolas a permanecerem fechadas.
Entre as restrições, estão todas as “regras de confinamento” já em vigor, nomeadamente o encerramento do comércio não essencial, as restrições impostas ao funcionamento dos restaurantes e a proibição de circulação entre concelhos ao fim-de-semana.
«Não há nenhum alívio de medidas e há todas as razões para que todos levem muito a sério as medidas que estão em vigor e as cumpram criteriosamente todos os dias, mesmo sabendo que todos estamos muito cansados destas restrições e sabemos como elas implicam com a vida de todos nós», sublinhou a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa.