O terceiro e último troço da Ecovia Caminho do Rio, entre Vila Nova de Cerveira e Caminha, está já concluído, anunciou, a autarquia cerveirense na sua página de Facebook.
O troço que liga a praia fluvial da Mota, em Gondarém, à freguesia de Lanhelas, em Caminha, com uma extensão de 940 metros, representou um investimento de cerca de 300 mil euros.
“Apesar das difíceis condições meteorológicas, a empreitada deste troço de ‘via verde’ já se encontra nos pormenores finais”, refere a autarquia, recordando que a conclusão do projecto estava prevista para o final de 2020.
Junto ao leito do rio Minho, este percurso combina o desporto e o lazer num ambiente natural, harmonizado com a paisagem envolvente, onde os reflexos da ocupação humana são visíveis nas áreas agrícolas, e nos interessantes exemplares de embarcações tradicionais que ainda atracam no leito do rio, os ‘carochos’.
É um percurso equipado com parque de merendas e zonas de descanso que une o concelho de Caminha a Vila Nova de Cerveira, proporcionando um panorama natural de grande beleza, sendo o local ideal para passear e relaxar.
O primeiro troço da ecopista do rio Minho, inaugurado em 2004, liga Monção a Valença.
Em Cerveira, o corredor, com uma extensão de 13,5 quilómetros, arrancou em 2012 e custou 1,6 milhões de euros.
A primeira fase, iniciada em Abril de 2012, representou um investimento de 685 mil euros e a segunda, cuja construção começou em Junho de 2014, rondou os 593 mil euros, sendo que para cada uma a autarquia obteve uma comparticipação de 85% de fundos comunitários.