No próximo domingo celebra-se o dia dos Namorados e para assinalar a data a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género lançou, esta sexta-feira, uma campanha de prevenção e combate à violência no namoro, com o mote #NamorarSemViolência. O Município de Vila Verde aderiu à divulgação da campanha, que tem por objectivo «envolver a sociedade para a necessidade de responsabilização de todas as pessoas na prevenção e combate contra todas as formas de violência no namoro, designadamente aquela que é exercida pelas plataformas digitais».
Segundo os dados da UMAR, «58% de jovens até ao 12.º ano de escolaridade reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Vila Verde.
Os dados da associação Plano i, cujo estudo incide sobre a população universitária, mostram que «53,8% de jovens já sofreram pelo menos um acto de violência no namoro».
«Ambas as análises apontam para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros)», acrescentam.
Se é vítima ou conhece quem seja, peça ajuda. Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para 3060.