A Noruega protagonizou uma das maiores surpresas do Campeonato do Mundo de 2026 ao eliminar o Brasil nos oitavos de final, vencendo por 2-1, em East Rutherford, e assegurando pela primeira vez na sua história a presença nos quartos de final da prova.
O grande protagonista da partida foi Erling Haaland. O avançado do Manchester City apontou os dois golos da formação norueguesa, aos 79 e 90 minutos, ambos na sequência de assistências do benfiquista Andreas Schjelderup, elevando para sete o número de golos marcados neste Mundial. Com este registo, Haaland iguala Lionel Messi e Kylian Mbappé no topo da lista de melhores marcadores da competição.
O Brasil desperdiçou uma oportunidade de inaugurar o marcador logo aos 14 minutos, quando Bruno Guimarães viu um penálti ser defendido pelo guarda-redes Orjan Nyland.
Já em tempo de compensação, Neymar Jr. ainda reduziu para a seleção brasileira, convertendo uma grande penalidade aos 90+1 minutos, mas o golo revelou-se insuficiente para evitar a eliminação dos pentacampeões mundiais.
Com este triunfo histórico, a Noruega segue para os quartos de final, onde defrontará, no próximo sábado, em Miami Gardens, o vencedor do encontro entre o México e a Inglaterra, marcado para as 17h00 locais (22h00 em Portugal continental).



