COVID-19

COVID-19 -

População de Vila Verde começa a ser vacinada na terça-feira

As pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50 e patologias associadas, do concelho de Vila Verde, começam a ser vacinadas na próxima terça-feira, no centro de vacinação instalado na Vila de Prado, anunciou este sábado a autarquia.

Em comunicado, a Câmara refere que o centro de vacinação contra a Covid-19 do concelho já se encontra em funcionamento e encontra-se instalado na Vila de Prado, junto à Unidade de Saúde Familiar (USF) local.

«Os esforços desenvolvidos pelo município de Vila Verde em parceria com o ACeS Gerês/Cabreira no sentido de promover o combate à pandeia conhecem agora um impulso muito significativo com o início da importante actividade de vacinação contra a Covid-19», refere uma nota do Município.

Depois de se ter iniciado o processo de vacinação dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, «terá início na próxima terça-feira a vacinação da população concelhia, em estrito cumprimento das prioridades definidas pelas autoridades de saúde», sublinha.

De acordo com a autarquia, nesta fase «deverão ser vacinadas um total de cinco mil pessoas, sendo administradas um total de aproximadamente de 10 mil vacinas, o que representa um importante contributo em matéria de prevenção e, consequentemente, de travagem da propagação da doença».

TRANSPORTE

O Município acrescenta que «vai também assegurar o transporte a todos os utentes elegíveis nesta fase do Plano de Vacinação que não disponham de condições para se deslocarem até ao centro de vacinação ou necessitem de transporte especial».

«Está ainda a ser avaliada a possibilidade de se poder realizar a vacinação em casa das pessoas que não disponham de mobilidade para se deslocar ao centro de vacinação», explica.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, António Vilela, refere que «este é mais um passo importante no processo de combate à prevenção de propagação da pandemia Covid-19 com efeitos que se espera a curto prazo permitam uma grande imunidade das pessoas e o regresso à normalidade».

NOVOS CENTROS DE VACINAÇÃO

O autarca revela que no futuro poderão ser instalados novos centros de vacinação no concelho, sendo que «o Município tem já uma estratégia para que logo que haja condições para uma vacinação mais massiva instalar novos postos de vacinação noutras zonas do concelho».

António Vilela mostra a «disponibilidade do Município para continuar a apoiar este processo e sublinha que a participação de todos é importante» e deixa uma «palavra de apreço» ao ACeS e aos profissionais de saúde.

«Deixo um agradecimento aos responsáveis pelas instituições e aos profissionais de saúde que graças ao seu profissionalismo e disponibilidade tornaram possível encontrar soluções para rapidamente se implementar este processo de vacinação estando convicto de que se existisse mais disponibilidade de vacinas seria ainda mais agilizado», frisa.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE