O estudo de percepção e hábitos ambientais dos vimaranenses que resulta de uma colaboração entre a Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e o Laboratório da Paisagem já está no terreno, avança a Câmara Municipal de Guimarães.
O estudo, no âmbito da Estrutura de Missão Guimarães 2030, tem como objectivo principal a caracterização actual da percepção e hábitos ambientais dos vimaranenses, podendo permitir a comparação com os dados recolhidos num estudo similar, em 2015.
Deste modo, será possível obter uma visão sobre a evolução e transformação das percepção e hábitos da população ao longo do período de 2015-2020.
O trabalho procura recolher, através de um questionário, informação relativa às áreas de resíduos; água e energia; transportes e mobilidade; espaços verdes e de lazer; recursos hídricos e informação ambiental e prioridades de acção.
Os resultados obtidos são um importante contributo para nortear as opções e decisões no quadro dos objectivos do plano de desenvolvimento sustentável.
Face ao actual contexto pandémico, o questionário é, numa primeira fase, de preenchimento on-line, numa articulação entre os promotores e as juntas de freguesia e uniões de freguesia.