No próximo sábado, a noite grande das sanjoaninas bracarenses, o movimento cívico Braga para Todos organiza a primeira edição do São João Vegan, concorrendo com o cabrito e as tradicionais sardinhas.
Organizado em parceria com a VeganHood e pela associação Abandoned Pet (para quem revertem os lucros), o evento decorre entre as 19 e as 23 horas, no Parque da Ponte.
Promete várias iguarias doces e salgadas e um menu de que não consta qualquer alimento cozinhado com produtos de origem animal. E recorre a copos reutilizáveis, feitos de plástico resistente, que podem ser utilizados várias vezes.
«CÂMARA NÃO ACOLHEU IDEIA»
«A ideia também foi apresentada à Câmara Municipal de Braga, mas lamentavelmente não foi acolhida este ano, mas acreditamos que para o ano o actual executivo terá mais consciência ambiental; afinal é por aí que todos temos que ir em nome da conservação da vida humana no planeta», refere Elda Fernandes, responsável do Braga para Todos.
Até ao momento, o evento conta com cerca de 600 pessoas interessadas, mas a organização acredita que será muito menor a adesão.
«Aliás, nem estamos preparados para tantas pessoas. O que acordamos com a Comissão de Festas do S. João de Braga, que recebeu muito bem o nosso evento e agradecemos desde já essa disponibilidade, foi um jantar para no máximo uma centena de pessoas», diz Elda Fernandes.
Sendo a primeira edição, acrescentou, o objectivo é «ir com calma», mas se correr bem a organização gostava de «fazer para o ano algo maior e também que a Câmara Municipal de Braga organizasse um festival Vegan. Os animais agradecem».