EUROPA

EUROPA -

Isabel Estrada Carvalhais destaca importância da agricultura na promoção da biodiversidade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu aprovou um parecer, do qual Isabel Estrada Carvalhais foi relatora, sobre a Estratégia de Biodiversidade da União europeia para 2030.

«A agricultura tem um papel importante a desempenhar na preservação e promoção da biodiversidade e saúdo a ambição da estratégia, que incentiva para a acção a todos os níveis», referiu a eurodeputada portuguesa.

Para Isabel Estrada Carvalhais, a UE precisa «travar com urgência» a perda de biodiversidade, conciliando a luta pela sustentabilidade ambiental com a salvaguarda da sustentabilidade social e económica das explorações agrícolas e das florestas.

Acresce ainda o facto de a biodiversidade ser também essencial para garantir sistemas alimentares resilientes e segurança alimentar.

«Daí a importância de uma estratégia como a Estratégia da Biodiversidade 2030 no apontar de caminhos que permitam a salvaguarda do futuro ambiental e agrícola, num esforço que deve envolver toda a sociedade», afirma.

Isabel Estrada Carvalhais  considera que «os agricultores têm de ser incluídos e ouvidos na implementação das medidas e a dimensão social tem de fazer parte da solução».

«A Política Agrícola Comum (PAC) desempenha um papel fundamental na protecção da biodiversidade das áreas agrícolas, pelo que é determinante que os sectores agrícola e florestal sejam incluídos no debate sobre a conservação da biodiversidade e beneficiem de incentivos para a sua protecção», realça.

O parecer agora aprovado na Comissão da Agricultura será partilhado com a Comissão do Ambiente, com o voto em sessão plenária previsto para 22 de Abril.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.