O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga foi distinguido pela Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia Pediátrica (ESPO – European Society of Pediatric Otorhinolaryngology) com o primeiro lugar no E-Film Contest pelo vídeo desenvolvido sobre a técnica cirúrgica para a correcção da Estenose Congénita do Orifício Piriforme.
Este prémio, conquistado no passado mês de Fevereiro, tem como autora principal Cátia Azevedo, médica interna do Serviço de Otorrinolaringologia, que participará no Congresso Europeu da ESPO que se vai realizar em Marselha, em França, em Novembro.
Em comunicado, o Hospital de Braga explica que este trabalho «assenta na descrição pormenorizada da abordagem diagnóstica, técnica cirúrgica e cuidados pós-operatórios da Estenose Congénita do Orifício Piriforme, em formato multimédia».
«Esta malformação congénita rara acarreta, sobretudo, uma diminuição do diâmetro das narinas e condiciona uma obstrução nasal do recém-nascido, que poderá levar a dificuldades respiratórias e alimentares. Nos casos mais graves, a cirurgia é geralmente necessária», refere.
Para o Hospital, este prémio «é o reflexo do trabalho que o Serviço de Otorrinolaringologia» tem vindo a desenvolver, «procurando uma actualização científica constante de modo a identificar e adoptar práticas e técnicas cirúrgicas diferenciadas e, assim, assegurar uma melhor resposta aos cuidados de saúde prestados».