A estreia da iniciativa “Conversas na Casa”, promovida pela Rede de Casas do Conhecimento, foi feita com Manuela Barreto Nunes e abordou o tema “Leituras, Literacias, Conhecimento: caminhos partilhados”.
Neste espaço de conversa, Investigadora em Ciência da Informação e Bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela enfatizou o conceito de “cooperação” e da prática de “partilha”.
Considerou-os fundamentais para criar dinâmicas, envolvimento, parcerias, impulsionar acções conjuntas, dar a conhecer e/ou aprofundar literacias, ampliar o conhecimento, abrir espaço a “leituras” que ultrapassam o texto escrito.
«A cooperação e a partilha institucional, interinstitucional, inter-regional, local, regional, nacional assente no espírito de capacitação e formação, das literacias, da tecnologia que caracteriza a sociedade actual, do acesso à informação e seus suportes e na capacidade de todos agirmos nesse meio (…) cria massa crítica, cria impacto das acções nas comunidades contribuindo para o seu desenvolvimento», referiu Manuela Barreto Nunes.
A dinâmica entre a Casa do Conhecimento de Vila Verde e a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela foi evidenciada através de três iniciativas – “Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento”, “Ciclo de Conferências No Mundo Digital” e “Ecos de Fernando Pessoa” – que espelham o tema desta conversa.
“Conversas na Casa” é uma iniciativa organizada pela Rede Casas do Conhecimento, dinamizada pelas Casas do Conhecimento de Vila Verde, da Universidade do Minho, de Boticas de Montalegre e de Paredes de Coura.