Lorena Rafaela, aluna da Escola Secundária de Vila Verde conquistou uma menção honrosa no concurso europeu “Juvenes Translatores” a nível nacional, promovido pela Comissão Europeia para os estudantes do ensino secundário. O concurso foi ganho por Leonor Silva, aluna da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
A jovem vilaverdense foi distinguida pelos jurados «pela tradução cuidada e de boa qualidade» que apresentou na sua prova.
Os jurados destacaram ainda «as boas soluções para os excertos críticos, em particular as frases idiomáticas que interpretou corretamente».
Leonor Silva foi a melhor participante portuguesa no concurso, integrando o grupo de 27 jovens europeus (um vencedor por cada Estado-Membro) distinguidos anualmente pela competição. A jovem natural de Famalicão superou a concorrência e conseguiu surpreender os jurados internacionais do concurso «pela clareza e criatividade» que demonstrou.
Também Ana Moreira, aluna da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, ganhou uma menção honrosa.
CONCURSO
O concurso “Juvenes Translatores” é promovido pela Comissão Europeia e desafia cada tradutor a transmitir da melhor forma a mensagem de textos originais de outros idiomas para a sua língua materna. Este concurso tem por objectivo «promover a aprendizagem das línguas nas escolas e dar aos jovens uma ideia do que é ser tradutor». O concurso permitiu a inscrição aos jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário e tem lugar em simultâneo em todas as escolas selecionadas no território da UE.