REGIÃO

REGIÃO -

Barcelos. Caminhos de Santiago do Oeste Peninsular recebem financiamento de programa de cooperação Espanha-Portugal

O Programa de Cooperação Territorial Espanha-Portugal (POCTEP) aprovou o financiamento de mais de 77 mil euros para um projecto de promoção e valorização dos Caminhos de Santiago do Oeste Peninsular. Em Barcelos estão contempladas a requalificação e reconversão de uma antiga escola primária para extensão do Albergue Municipal de Tamel S. Pedro Fins.

O projecto foi apresentado por um consórcio constituído por 10 entidades espanholas e três portuguesas, entre elas o município de Barcelos, o Turismo do Alentejo e o Turismo do Centro.

O projecto tem como objectivos, a promoção dos Caminhos de Santiago, o desenvolvimento económico dos territórios participantes do oeste peninsular, aumentar o número de viajantes e peregrinos, recuperar os espaços e áreas naturais, bem como o património histórico e cultural envolvente dos Caminhos, aumentar a competitividade das regiões e dos serviços de turismo transfronteiriço.

Para concretizar aqueles objectivos, serão melhorados equipamentos, tecnologia, sinalização e organização de actividades que permitirão aos parceiros do projecto potenciar as oportunidades que os Caminhos proporcionam, tendo em vista o seu desenvolvimento.

INTERVENÇÕES EM BARCELOS

As acções no território de Barcelos incluem a instalação de sinalética de segurança e cultural; a recuperação de património edificado e a dinamização dos Caminhos, com a formação de estudantes como vigilantes e guias de peregrinos, a sensibilização da população e dos agentes económicos e civis para o apoio aos peregrinos e a aquisição de equipamentos de mobilidade para pessoas com mobilidade reduzida; a implementação de actividades de dinamização cultural nos albergues, para além de outras acções.

Entre as acções de recuperação do património edificado está a requalificação e reconversão da antiga escola primária para extensão do Albergue Municipal de Tamel S. Pedro Fins.

Entretanto, o Albergue Municipal foi, também, alvo de obras de conservação que permitiram melhorar e valorizar o espaço. Foram executados trabalhos de conservação do edifício existente, como a ampliação da lavandaria, a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais e a sua ligação à rede existente, o isolamento térmico, pintura exterior e manutenção de espaços interiores.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE