O núcleo do Vade da Juventude Social-Democrata (JSD) propôs esta quarta-feira à Junta da União de Freguesias do Vade a criação de uma bolsa para apoiar estudantes que frequentem o Ensino Superior.
«A JSD Vade propõe à Junta de Freguesia do Vade a criação de um apoio de 150 euros para os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Licenciatura e um apoio no valor de 175 euros para os estudantes de Mestrado que residam na União de Freguesias do Vade e que comprovem que concluíram o ano lectivo com aproveitamento», explica a proposta.
Para sensibilizar o executivo liderado por Carlos Cação, a JSD lembra «as dificuldades que os estudantes do Ensino Superior actualmente enfrentam e que se agravaram devido à pandemia provocada pela Covid-19».
«Efectivamente, todos os meses os alunos do Ensino Superior são “bombardeados” com contas para pagar, sejam elas propinas, comunicações, alimentação, material para aulas práticas e, no caso dos estudantes deslocados, rendas altíssimas», refere.
Na proposta, a estrutura jovem social-democrata diz que, desde o início da pandemia, «os estudantes do Ensino Superior foram completamente esquecidos pelo Governo e as ajudas dos gabinetes de acção social das universidades não são suficientes».