A Comissão Política Concelhia do PAN apresentou uma denúncia ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR depois de ter recebido «várias denúncias relativas a um “rio” de efluentes», a céu aberto, na freguesia de Fradelos, em Famalicão.
Em comunicado, o partido refere que elementos do PAN Famalicão dirigiram-se ao local e verificaram a veracidade dos factos, sendo que «esta situação ocorre dentro da área que se encontra em vias de se tornar Paisagem Protegida conhecida como Local das Pateiras do Ave».
«Chocante é a palavra que nos ocorre para classificar o que se viu. São mais de 150 metros em que simplesmente seguem, como se de um rio se tratasse, efluentes, que desconhecemos a origem, por entre vários campos, e deixando um rasto de cheiros nauseabundos e destruição total da biodiversidade», relata porta-voz da Concelhia, Sandra Pimenta.
O PAN, que apresentou desde logo denúncia junto do SEPNA, fez, igualmente, seguir um pedido de esclarecimentos para a Câmara Municipal.
«É urgente que a Câmara providencie as devidas diligências por forma a que se trate e recupere este local, identificando as razões que estiveram na origem do sucedido mas também perceber se se confirma a informação recebida que não será a primeira vez que isto acontece», frisa o partido.