A START Esposende já recebeu oito empreendedores do Brasil, do Irão, da Ucrânia e Turquia e esta quarta-feira assinou o primeiro contrato de incubação com uma empreendedora brasileira, com bacharelato em Direito, que vai desenvolver um projecto na área da digitalização de empresas, informou o presidente da Câmara Municipal em comunicado.
Recentemente certificada pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, ao abrigo do programa StartUP VISA, a START Esposende abriu, assim, as portas a estrangeiros que pretendem desenvolver projectos de empreendedorismo e/ou inovação no território concelhio.
“Esta procura por parte de empreendedores estrangeiros é por nós encarada com optimismo e satisfação, sendo reflexo do trabalho consistente e da aposta estratégica do município”, refere Benjamim Pereira, notando que “a START Esposende assume um papel de extrema importância no acolhimento, enquadramento e apoio aos imigrantes empreendedores e seus projectos empresariais, desde a fase de criação à instalação, do arranque ao desenvolvimento
Segundo o autarca, em pouco mais de um mês após a certificação, já foram recepcionadas seis candidaturas para o desenvolvimento de projectos nas seguintes áreas: cultural e criativa, saúde, TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica), marketing, turismo e digitalização, adiantando que a incubadora de empresas já recebeu oito empreendedores – cinco homens e três mulheres – sendo que três são do Brasil, três do Irão, um da Ucrânia e o outro da Turquia.
“Com uma média de idades de 37 anos, estes empreendedores possuem uma experiência profissional média de 12 anos, sendo que o seu nível de formação vai desde o bacharelato até o pós-doutoramento”, refere, acrescentando que as suas áreas de formação são tão diversas como engenharia civil, artes cinéticas e turismo, tecnologia de informação (um com especialidade em saúde), ciência da computação, gestão e administração e direito.
Como Incubadora de Empresas, potencia o empreendedorismo e, enquanto Agência de Captação de Investimento, apoia empresários que tencionem expandir ou estabelecer-se no concelho, oferecendo um completo conjunto de serviços adequado às diferentes fases do processo de investimento.
Paralelamente, disponibiliza espaços para quem pretenda trabalhar remotamente.
Até ao momento já incubou 26 projectos dos quais 13 já se converteram em reais negócios. Além dos empreendedores a START Esposende acompanhou, com proximidade e até ao momento, mais de 120 empresários que expandiram os seus negócios, internacionalizaram ou que introduziram inovações no mercado.
INAUGURAÇÃO
Localizada em pleno centro da cidade num edifício com valências modernas, a START Esposende dispõe de todas as condições para os empreendedores desenvolverem os seus projectos.
Em actividade há cerca de dez meses, a START Esposende vai ser inaugurada oficialmente no próximo dia 29, em cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, sendo também inaugurado o Espaço Empresa.