A Companhia Sapadores de Braga (CSB) foi accionada em 2020 para 246 ocorrências de busca e resgate de animais, quatro delas em meio aquático e as restantes em meio terrestre, informa aquele corpo de bombeiros.
A CSB especifica que as acções de socorro envolveram 507 operacionais, 251 veículos que percorreram 4.073 quilómetros e mais quase 217 horas de trabalho operacional, “uma quota importante das solicitações de socorro”.
“As operações de socorro animal tiveram diversas origens, desde resgate a animais em situações de perigo até animais acidentados”, afirmam os Sapadores, acrescentando que. “os operacionais afectos ao socorro animal receberam formação específica para acolher da melhor forma os animais feridos e transportá-los em segurança até aos hospitais veterinários”.
Aquele corpo de bombeiros profissionais está munido de uma viatura de socorro animal que funciona 24 horas por dia, sendo que o serviço é prestado em articulação com as autoridades policiais, a Agere/Centro de Recolha Oficial (CRO), a médica veterinária do município e dois hospitais veterinários do concelho que tratam os animais feridos.