O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão nomeou, por proposta da Embaixada em Portugal, o empresário Gil Fernando Vieira como Consul Honorário do Cazaquistão em Braga com jurisdição sobre os distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco.
O consulado fica sedeado em Guimarães, onde vai ser aberto um centro de negócios do país da Ásia Central.
Fonte da Embaixada adiantou ao “Vilaverdense” que o novo Consul atuará no reforço das relações político-económicas entre os dois países, que começam a ganhar forma.
A sua tarefa – diz o documento oficial de nomeação – é a de “estabelecer e aprofundar a cooperação entre os dois países nos setores de comércio, economia e investimentos”.
O consulado honorário agirá, ainda, na proteção dos direitos e interesses das pessoas singulares e coletivas do Cazaquistão em Portugal, e para prestar a assistência aos cidadãos cazaques em situações de emergência, tratando,ainda, de outros assuntos do serviço consular, com exceção dos vistos.
BRAGA GEMINA-SE COM KARANGADA
Ao que soubemos, e ainda sem data mas no final de maio ou começos de junho, chega a Braga uma comitiva da cidade cazaque de Karaganda, liderada pelo presidente do Município, Bulekpaev Kabdulovich, e que inclui vários empresários do país. O convite foi feito pelo autarca bracarense, Ricardo Rio, no quadro do processo de geminação em curso entre as duas urbes.
O Cazaquistão tem acesso ao mercado comum da União Económica da Eurásia com mais de 180 milhões de consumidores, bem como aos mercados vizinhos com um volume total de 500 milhões de consumidores (países do Mar Cáspio – 150 milhões, mercados da Ásia Central – 50 milhões, China Ocidental – 300 milhões).
VACINA É TRUNFO DO CAZAQUISTÃO
Um dos trunfos do país asiático reside no facto de o Instituto de Pesquisa em Biossegurança do Cazaquistão ter acabado de apresentar a vacina QazVac.
As primeiras 50 mil doses da vacina produzida no Cazaquistão estarão disponíveis até o final de abril.
A vacina foi registada pela Organização Mundial da Saúde em 15 de maio de 2020. Os ensaios clínicos de fase I em setembro de 2020 envolveram 44 voluntários, enquanto um ensaio clínico de fase II começou em 17 de outubro com 200 voluntários.
A última fase, a III, terminou há dias.