A Câmara de Vila Verde recebe, desde esta terça-feira, a exposição “Regime da Fruta Escolar”, uma mostra composta por verdadeiras obras de arte criadas pelas alunos do 1º ciclo do concelho.
Os trabalhos foram baseados em duas importantes temáticas: o ambiente e a alimentação.
A iniciativa teve como propósito incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.
A fruta foi o tema escolhido para este desafio e constituiu, no presente ano lectivo, a medida de acompanhamento implementada no programa Regime de Fruta Escolar.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara agradeceu a todas as escolas o empenho e participação nesta actividade e falou sobre o projecto Escola + Verde, «uma iniciativa do Município de Vila Verde, implementado em todos os estabelecimentos do 1º ciclo e do pré-escolar do concelho.
«Tem como principal objectivo promover uma cidadania activa e participativa, valorizando acções de sustentabilidade desenvolvidas por cada escola, sendo já considerado parte integrante das suas rotinas diárias. A sua implementação é fundamental atendendo ao cariz ambiental e ao envolvimento que tem conseguido junto da população escolar», referiu António Vilela.
INCENTIVAR NOVOS HÁBITOS
Para a vereadora da Educação, Júlia Fernandes, o Regime da Fruta Escolar, a que o Município aderiu em 2009/2010, «é uma mais-valia».
«O programa prevê, para além da distribuição de uma fruta ou legume, duas vezes por semana, a todas as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, a implementação de medidas de acompanhamento», destacou.
Segundo a autarca, «estas medidas, articuladas anualmente com os Agrupamentos de Escolas, são parte integrante do programa e visam promover iniciativas educativas e de sensibilização garantindo a eficácia do programa e reforçando a importância do consumo de frutas e hortícolas».