VILA DE PRADO

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AE de Prado integra projecto “Nós Modelamos a realidade”

O Agrupamento de Escolas de Prado e a Escola Secundária de Barcelinhos lançaram o projecto “Nós Modelamos a Realidade”, que tem por objectivo «levar os alunos a observar, ler e interpretar o mundo à sua volta utilizando a linguagem matemática». A este projecto eTwining juntaram-se ainda uma escola Italiana, o Agrupamento de Escolas de Sá de Miranda e o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e pretende-se «promover a investigação e exploração das relações entre conceitos matemáticos e objectos reais, bem como melhorar as competências digitais dos alunos através da utilização de softwares».

ACTIVIDADES

Das diferentes actividades que integraram este projecto de trabalho colaborativo destacam-se a «modelação com recurso ao software de geometria dinâmica Geogebra e o cálculo da pegada ecológica dos alunos das escolas parceiras». Após aplicação de um questionário «devidamente validado», pode ler-se na mesma nota que foi «concluído que o valor obtido para a pegada ecológica dos alunos não variava muito, sempre com valores muito elevados».

DETERMINAÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas de Prado teve previsto no seu Plano Anual de Actividades do ano lectivo transato a «determinação da Pegada Ecológica dos alunos do segundo e terceiro ciclo, sensibilização dos alunos para a importância de reduzir a referida Pegada de preservar utilizar os recursos do planeta de forma mais justa e sustentável». Os alunos «já calcularam a sua Pegada Ecológica e foram sensibilizados nas aulas de Ciências Experimentais e de Cidadania sobre esta temática».

ESCOLA BÁSICA DE PRADO

Na Escola Básica de Prado, o estudo incidiu sobre a «totalidade dos estudantes» sendo o valor apurado de «6gha», um valor «elevado quer em relação ao contexto nacional, 3,9 gha e mundial, 1,7gha». De notar que Portugal e pelo menos outros 130 países «consomem mais recursos do que aqueles que a natureza consegue disponibilizar, sendo que a alimentação e os transportes têm um peso preponderante na pegada ecológica produzida». Dados disponibilizados pela Universidade de Aveiro, indicam que a média portuguesa da pegada ecológica se situa nos «3,94 gha por pessoa e no mundo esse valor é de 1,7 hectares globais por pessoa, cerca de 70% a mais do é suportado pela terra. A média, nos nossos cálculos para os alunos da Escola Básica de Prado, considerando a totalidade dos alunos dos 2º e 3º ciclos, ronda os 6 gha por aluno», acrescentam.

VIDEOCONFERÊNCIA ENCERROU PROJECTO

O projecto foi agora encerrado com uma videoconferência que ocorreu no dia 11 de Junho e que contou com a participação da Professora Martinha Soares, que abordou o tema “Pegada Ecológica”.

A sessão de trabalho foi aberta pelo Director do Agrupamento de Escolas de Prado e estiveram presentes oito professores e quatro turmas, duas do 7ºano e duas turmas do 10 e 11º do curso de turismo rural e ambiental da Escola Secundária de Barcelinhos; quatro professores e três turmas do sétimo ano do Agrupamento de Escolas de Prado, um professor e uma turma do Agrupamento de Escolas de Sá de Miranda e um professor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva.

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