A concretização do projecto “Trilhos da Nóbrega”, que se insere no Plano Municipal de Trilhos de Vila Verde, «decorre em bom ritmo», revela o Município, acrescentando que este se constitui como um «passo importante no sentido da potenciação de trilhos no território e do desenvolvimento do turismo concelhio e regional». A intervenção envolve a definição de novos traçados, reabilitação e ou reabertura de troços já existentes, regularização do piso, limpeza de vegetação e estabelecimento de uma sinalética robusta homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
PLANO MUNICIPAL DE TRILHOS
Vila Verde possui um Plano Municipal de Trilhos destinado a «explorar e valorizar as potencialidades naturais e turísticas em todo o território concelhio. Neste estudo, «tem-se em linha de conta que, em face das características do território do concelho, esta é uma excelente oportunidade para a criação e valorização de redes ecológicas urbano-rurais centradas nas linhas de água e no património construído Natural e paisagístico».
INTERVENÇÃO
No que toca à intervenção no terreno, a autarquia sublinha que «importa salientar a aposta na implementação de corredores pedonais e/ou cicláveis e a integração destas infraestruturas verdes com os percursos pedonais de montanha já existentes, assim como com itinerários equestres, de BTT e enduro, visando criar uma rede integrada e ajustada à realidade do território concelhio».
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, “Vila Verde, com este Plano Municipal de Trilhos, irá promover uma maior equidade territorial, construindo e requalificando acessibilidades em sede de excelência ambiental e contexto turístico, no sentido de inverter a tendência para o isolamento das zonas rurais mais periféricas e de promover o tão necessário rejuvenescimento da população».
Este Plano integrado vai «potenciar a valorização e qualificação do espaço rural, conciliando a reabilitação de caminhos antigos de floresta, de montanha e das proximidades das zonas ribeirinhas com corredores mais urbanos, nomeadamente ciclovias e passadiços».
OBRAS EM CURSO
Entre as obras em curso destacam-se as ecovias do Homem/Cávado, nomeadamente, Faial/Mirante e Mirante/Porto Carrero, os Trilhos da Nóbrega numa extensão de 40 km divididos nesta fase em três percursos; Percurso 1 – Trilho Vale Suspenso do Vade, Percurso 2-Trilho do Fojo do Lobo e percurso 3 – Trilho de Mixões. O Plano Municipal prevê ainda uma rede de trilhos ribeirinhos (rios Neiva e Vade e ribeiras da Cabra, Tojal, Febros, Poriço), o trilho de Enduro, as rotas BTT, o trilho equestre D. João de Aboim e trilhos pedestres de montanha.
Na mesma nota, António Vilela sublinha ainda que “o turismo de natureza, num ambiente bucólico com inúmeros atrativos, tem enormes potencialidades que se impõe explorar, tendo em vista a valorização e preservação dos patrimónios natural e cultural e na perspetiva de impulsionar a economia local, reforçando, assim, a atratividade do território e obviando ao problema da desertificação e do envelhecimento populacional nas zonas mais periféricas.”