A Câmara Municipal de Vila Verde tem em execução o projecto de requalificação urbanística da Rua Luís Vaz de Camões, na sede do Concelho. Com um valor base de «516.083,77€», a empreitada vai proporcionar a «melhoria da qualidade espacial, estética e funcional desta rua, num esforço de criar equilíbrio, harmonia, unidade e continuidade com os restantes espaços que formam o centro urbano de Vila Verde».
A rua Luís Vaz de Camões concorre para a «melhoria da mobilidade no centro urbano de Vila Verde, emergindo como um estratégico ponto de passagem e de articulação quotidiana, bem atenta à variedade e complementaridade dos vários serviços que se localizam na sua envolvente», nomeadamente o Centro de Saúde, a Junta de Freguesia, a Segurança Social, a Escola Secundária, a Igreja, o Tribunal e a Câmara Municipal.
DEFINIÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DAS ZONAS DE CIRCULAÇÃO
O espaço desta rua é trabalhado no sentido de «definir e diferenciar aquilo que são zonas de circulação automóvel, ciclovia, estacionamento, travessias de peões, espaços verdes e zonas de estar», escreve o Município em nota enviada.
«Inverte-se, pois, a lógica em que o automóvel tem a primazia na circulação para a devolver ao peão, razão pela qual todas as passagens de peões são niveladas pelas cotas de passeios e estes apresentam sempre a largura mínima de 0,90m, contribuindo, assim, para a melhoria das condições de mobilidade. Acresce o facto das passagens de peões serem niveladas pelas cotas dos passeios e de serem criadas zonas de cruzamento sobrelevadas que atuam como controladores de velocidade. O troço de ciclovia existente nesta artéria é respeitado pelo conceito deste projecto de requalificação urbanística, tentando-se dotar o restante espaço de condições que promovam e favoreçam a diversidade na mobilidade urbana», explica a autarquia.
«INVESTIMENTO NA REABILITAÇÃO DA REDE VIÁRIA REVESTE-SE DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA»
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, «a modernização do território e o incontornável investimento na reabilitação da rede viária revestem-se de crucial importância para fixar a população concelhia e captar novos projectos empresariais catalisadores da economia e do emprego, pois só assim conseguiremos cativar os nossos jovens e fazer com que aqui se sintam realizados pessoal e profissionalmente».