Já são conhecidos os 35 projectos seleccionados no âmbito do “ACTUM 2021”, um programa do Município de Braga que visa apoiar o sector Cultural e Artístico. A edição de 2021 retomou o modelo do ano anterior, apoiando a Cultura em duas medidas (Medida 1: música e artes performativas; Medida 2: artes plásticas e visuais), tendo registado um «total de 87 candidaturas».
Este ano, o tema a concurso foi dedicado à «reflexão sobre o estado actual do mundo».
Pela primeira vez, os trabalhos vencedores da medida 1 poderão ser apreciados ao vivo num equipamento cultural da Cidade, em data a definir. Já a medida 2, será integrada numa plataforma de Arte online e resultará numa exposição com a curadoria de Helena Mendes Pereira.
O valor global desta edição é de «22.500 euros» e o júri foi constituído pelo diretor artístico Bruno Martins, a pianista Joana Gama e o radialista Pedro Portela, na Medida 1. Já o fotógrafo Alfredo Cunha, a curadora Helena Mendes Pereira e o director do Museu Nogueira da Silva, Miguel Bandeira Duarte, integraram o júri da Medida 2.
Os critérios de avaliação dos projectos incluíram a «qualidade artística das propostas, a adequabilidade, originalidade e criatividade, e a abordagem ao tema proposto pela convocatória». A convocatória teve por base a «Estratégia Cultural do Município de Braga, no apoio ao desenvolvimento de projectos culturais e à criatividade artística dos agentes e das entidades culturais concelhias».
A listagem completa dos projectos seleccionados está disponível para consulta através do link: https://bit.ly/3APQpCG