As três valências do Centro Social Vale do Homem (CSVH) já possuem bandeiras da certificação da implementação do “sistema de gestão de qualidade nas respostas sociais“ de ERPI/Lar e SAD. A Casa da Alegria, situada em Vila Verde é a primeira entidade a nível nacional a obter a certificação de qualidade. Quanto ao Centro Social e o Lar das Termas, são os primeiros da região do Vale do Homem (que integra do concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde) a obter a certificação de qualidade em respostas sociais com os serviços de ERPI/Lar e SAD nas duas estruturas.
Em nota enviada, o presidente da direcção do Centro Social do vale do Homem, Jorge Pereira, sublinha que são a «primeira Instituição do Vale do Homem, nos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, com o Sistema de Gestão da Qualidade, Certificado, na Economia Social».
«O CSVH continuará a procurar, incessantemente, a excelência dos serviços prestados, com grande empenho e dedicação dos nossos recursos humanos e numa relação de compromisso e confiança como os nossos utentes e seus familiares», acrescenta.
A cerimónia do hastear da bandeira e de atribuição da certificação contou com a presença do director da Segurança Social de Braga, João Ferreira que afirmou que «a qualidade dos serviços prestados na satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes configuram a própria acção desta Instituição, como outras que distinguem a rede social e solidária do distrito de Braga, estando este pressuposto diretamente relacionado com uma melhor e mais eficaz sustentabilidade dos serviços e das respostas sociais».
CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE
A certificação de qualidade consiste num processo formal de avaliação das organizações com o intuito de perceber se «as políticas e os procedimentos e matrizes das Instituições em processo de certificação, a sua competência organizacional e a garantia das suas boas práticas da qualidade, podem ser validadas com os padrões universais estabelecidos tendo em vista o desenvolvimento equilibrado de todo o ecossistema social».
SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE
Implementado em 2020, o sistema de gestão da qualidade, agora certificado, abrange todos os processos e actividades desenvolvidos no âmbito dos serviços de apoio ao idoso prestados nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), nomeadamente o Centro Social (Sede) e a Casa da Alegria, ambos em Vila Verde, e o Lar das Termas, em Amares.