A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) voltou a viver um dia “em grande” com a apresentação de mais algumas Provas de Aptidão Profissional (PAP), desta feita prestadas pelos finalistas do Curso Técnico Profissional de Frio e Climatização, todos eles «já empregados nas empresas onde estagiaram».
«Foi um dia de felicidade» para o Director do Curso, Aurélio Machado, bem como para os restantes membros do júri, presidido pela Directora pedagógica da EPATV, Sandra Monteiro.
No acompanhamento dos estágios, o Diretor do Curso confirmou que as empresas têm «falta de técnicos nesta área e começam também a alertar a Escola a incentivar os alunos que querem ser Técnicos Superiores que este Curso é o melhor primeiro passo desta caminhada».
As provas dos alunos foram avaliadas ainda pela Directora de turma, Carla Veloso, pelo dirigente do SITE (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Norte), Paulo Amorim, Gerente da JPSR, João Paulo Ribeiro, e a professora Ermelinda Leão.
Ao longo da manhã, os alunos apresentaram as suas máquinas com inovações e acrescentos ao trabalho que os finalistas do ano passado não conseguiram concluir devido à pandemia.
Alexandre Sousa e António Ferreira concluíram uma instalação eléctrica numa bancada didática de conservação e congelação e começam a trabalhar — sem pausa para férias — nas empresas onde estagiaram nos últimos dois anos.
«EMPRESAS VÊM À ESCOLA PROCURAR ALUNOS»
Aurélio Machado deu ainda conta de uma situação «impensável há uns anos». «As empresas vêm à escola procurar alunos, antes de acabar o curso e oferecem transporte. Ao que nós chegamos!», realçou.
O momento mais alto da manhã foi protagonizado por Angel Rosário e Marco António Tinoco. O primeiro, como «farol de resistência aos dramas da vida e o segundo como um jovem que tem competência e conhecimento para prosseguir os estudos na Universidade».