O candidato do PAN Braga à Câmara Municipal, Rafael Pinto, defendeu esta segunda-feira a criação do cadastro da propriedade florestal num encontro com o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Braga da GNR.
O encontro, que contou ainda com a presença do candidato à Assembleia, Tiago Teixeira, de teve como objectivos conhecer melhor o trabalho desenvolvido por esta força de segurança na protecção ambiental e defesa da causa animal.
A prevenção e combate aos incêndios florestais é uma das matérias que preocupa o PAN, que propõe a criação do cadastro municipal da propriedade florestal.
“Este cadastro é essencial para permitir uma boa gestão da floresta e responsabilizar a má gestão, nomeadamente no que toca à obrigação de limpar os terrenos”, defende Rafael Pinto.
Um dos temas abordados nesta reunião foi a despoluição dos rios, Este e Torto. “Quisemos perceber se o SEPNA tem todos os meios necessários para fiscalizar e investigar os infractores bem como analisar a evolução das denúncias”, adianta o candidato do Pessoas Animais Natureza.
Já no que toca ao bem-estar animal o partido analisou a evolução no número de denúncias e casos de maus-tratos.
“Todas as semanas fazemos denúncias ao SEPNA por questões ambientais e animais. É para nós essencial que esta unidade tenha todas as condições necessárias para dar resposta aos graves problemas do concelho nesta área”, sustenta.