SAÚDE

SAÚDE -

Alerta da DGS. Cuidados devem ser redobrados por causa do calor

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomendou, esta quinta-feira, que a população tome medidas de protecção contra o calor.

A recomendação dirige-se sobretudo a doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, tendo em conta a previsão de subida das temperaturas.

Para enfrentar o calor intenso previsto, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não de tenha sede, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Na recomendação publicada no seu site, o organismo aconselha a população a fazer refeições frias e leves e comer «mais vezes ao dia» e a utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol.

Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, manter-se em ambientes frescos arejados, pelo menos duas a três horas por dia, utilizar protector solar com factor igual ou superior a 30 e evitar actividades que exijam «grandes esforços físicos», nomeadamente desportivas e de lazer no exterior, são outros conselhos da autoridade de saúde.

Para quem trabalha no exterior, a DGS recomenda que se hidratem frequentemente e se protejam com roupa larga e chapéu e apela para que trabalhem acompanhados, porque em situações de calor extremo poderão ficar confusos ou perder a consciência.

Já para quem tem de viajar de carro, o conselho é escolher as horas de menor calor e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE