O Governo determinou esta sexta-feira a declaração de situação de alerta em 14 distritos de Portugal continental devido às previsões meteorológicas previstas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio. A situação de alerta inicia às 12h desta sexta-feira e prolonga-se até à próxima segunda-feira.
A declaração de situação de alerta surge na sequência da determinação por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), do estado de alerta especial de nível laranja para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.
CONCELHOS EM RISCO MÁXIMO DE INCÊNDIO
São mais de 70 os concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve que apresentam um risco máximo de incêndio, segundo o IPMA, que colocou seis distritos sob aviso laranja devido ao tempo quente, os quais, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Em risco muito elevado de incêndio estão cerca de cinco dezenas de municípios nos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.
Em risco elevado está praticamente toda a região do Alentejo e aproximadamente outros 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.
O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, mediante a região.