A Câmara de Esposende distingue na próxima quinta-feira – 19 de Agosto -, Dia da Cidade e do Município, que este ano assinala os 449 anos e os 28 anos da elevação a cidade, o padre Avelino Marques Peres Filipe com a Medalha de Honra.
De acordo com deliberação aprovada na reunião de câmara desta segunda-feira, na sessão solene comemorativa do Dia do Município são também agraciados com a Medalha de Mérito Municipal sete cidadãos, uma escola, uma associação recreativa, assim como cinco colaboradores do município, pelos 25 anos de serviço.
O padre Avelino Filipe nasceu, em Curvos, Esposende, no dia 6 de Janeiro de 1938, tendo, posteriormente, estudado Humanidades, Filosofia e Teologia nos Seminários Arquidiocesanos de Braga.
Está associado à constituição do Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, ao Futebol Clube das Marinhas, à Argo, à Delegação de Marinhas Cruz Vermelha Portuguesa, mas também ao Centro Nacional de Escutas, à Legião de Maria, ao Centro de Preparação para o Matrimónio, aos Cruzados de Fátima, ao Apostolado da Oração, à Conferência Vicentina, aos Grupos corais e às equipas litúrgicas.
“Pelo que representa para o concelho de Esposende ao nível da sua intervenção na sociedade, assim como ao nível da missão espiritual de apoiar e orientar na Fé as nossas comunidades, de forma particular os paroquianos das Marinhas, o Município de Esposende decidiu atribuir-lhe a Medalha de Honra do concelho”, refere a autarquia em nota à comunicação social.
AGRACIADOS
A Medalha de Mérito Municipal é atribuída a João Maria de Sousa Nunes da Silva, Manuel António de Barros, Luís Manuel Machado Macedo, Albino Casado Neiva, ao sargento-chefe Rui Manuel Rolo de Sousa Caseiro, ao capitão-de-fragata Luís José Sameiro Matias e à Escola António Correia de Oliveira, pelo seu 50º aniversário. É atribuída a medalha de Mérito Desportivo à Associação Recreativa de Góios, pelo seu 25º aniversário.
João Nunes é distinguindo, afirma a autarquia, por ser revelar “um cidadão comprometido, demonstrando forte intervenção cívica e uma grande disponibilidade para o associativismo”.
A nível desportivo, integrou a direcção do Esposende Sport Clube, foi fundador da Casa do Futebol Clube do Porto em Esposende, sendo actualmente o Presidente do Conselho Fiscal. No Fórum Esposendense foi membro direcção da Assembleia Geral, sendo actualmente o presidente do Conselho Fiscal.
Ao nível político, desempenhou vários cargos, de cariz local, distrital e nacional, tendo sido presidente da Assembleia de Freguesia de Esposende, deputado municipal e candidato à Câmara Municipal de Esposende por duas vezes, e vereador na Câmara Municipal de Esposende.
É membro fundador do Rotary Clube de Esposende e preside à direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.
Manuel António de Barros nasce em 1939, e licencia-se, em 1962, em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, sendo convidado, em 1963, para Assistente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto na área de Física, onde fez “uma brilhante carreira académica”.
Doutorou-se em Inglaterra, em 1972, na University College London, no Departamento de Engenharia Electrotécnica, apresentando como tese de doutoramento uma investigação na área do uso do Laser.
Regressa à sua Faculdade de Ciências e, então, a convite dos CTT, integra uma equipa do INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) do Porto que se debruça sobre a aplicabilidade das fibras ópticas nas telecomunicações.
Luís Manuel Machado Macedo, nascido a 10 de Junho de 1952, na cidade de Matosinhos e está associado, desde a criação da Comunidade Intermunicipal do Cávado, em 2008, tem prestado, no âmbito das suas competências, um contributo positivo para o desenvolvimento do concelho esposendense.
Entre 2000 e 2009, desempenhou cumulativamente o cargo de administrador-delegado da Associação de Municípios do Vale do Cávado, com sede em Braga. Entre os anos 2008 e 2020 desempenhou o cargo de secretário Executivo da CIM Cávado e o cargo de director delegado da Agência de Energia do Cávado.
Albino Casado Neiva nasce nas Marinhas em 2 de Outubro de 1953. No ano lectivo 1987/88 foi colocado na Escola Preparatória de Esposende/Básica António Correia de Oliveira onde permaneceu até se jubilar, em 2020.
Nesta escola, além das suas funções docentes, integra órgãos de gestão e administração escolar, como secretário do Conselho Directivo da Escola Básica António Correia de Oliveira entre os anos lectivos 1991/92 a 1994/95 e de presidente da Assembleia do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira entre 2002/03 e 2004/05.
Desde 2005/06 até 2008/09, assume a liderança do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, primeiro na qualidade de presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira e, desde 2009/10 até 2019/20 como director.
Rui Manuel Rolo de Sousa Caseiro, nasceu em Vila Franca de Xira a 19 de Julho de 1971. Desde 2016 a 2021, foi comandante do Posto da GNR de Esposende e agora, assume funções de sargento-chefe e comandante do Posto da GNR de Matosinhos.
Ao nível da sua formação, possui o curso de operador de radares da Força Aérea Portuguesa e, já na GNR, os cursos de Cavalaria, de condução de viaturas Shorland MKIII, de Tratador Cinotécnico, de Investigação Criminal e de Investigação de crimes de droga.
“Contribuiu, de forma marcante, para a eficiência e prestígio da Guarda Nacional Republicana, designadamente no que diz respeito aos serviços prestados no concelho de Esposende”, acrescenta a autarquia.
O capitão-de-fragata Luís Sameiro Matias, nasceu em Aveiro e está habilitado com o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso de Estado-Maior Conjunto, e ainda o Curso de Aperfeiçoamento em Autoridade Marítima. É mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
“O conjunto das relevantes qualidades pessoais, aptidões militares e profissionais e espírito de bem servir demonstradas no excelente desempenho das suas funções, leva o município de Esposende a considerá-lo um militar excelente, sendo a sua acção, digna de reconhecimento público, contribuindo de forma marcante para a eficiência e prestígio da Capitania do Porto de Viana do Castelo, assim como na delegação marítima de Esposende”, acrescenta a Câmara.
“A Escola António Correia de Oliveira completou 50 anos de prestação de serviço público de educação. Escola de referência, marcante como percurso de valorização da qualificação escolar da população esposendense, revelador de que sempre o município de Esposende teve um papel decisivo no apoio à implementação das medidas e das orientações do poder central ao nível da promoção da educação escolar”, lê-se ainda na nota à imprensa.
Comemorar 50 anos de existência desta organização escolar “é celebrar as pessoas que, de alguma forma, têm sabido conduzir os seus destinos, é oportunidade para nos congratularmos e homenagearmos todos quantos, nos diversos papéis que assumiram, sempre pautaram a sua acção pela defesa intransigente dos princípios e dos valores de promoção de uma educação escolar democrática de qualidade”.
O município deliberou atribuir a Medalha de Mérito Desportivo à Associação Recreativa de Goios por, “ao longo de 25 anos, desempenhar um papel determinante na promoção de actividades recreativas e desportivas na freguesia de Marinhas, em particular e do concelho, em geral. Esta associação tem fomentado e formado dezenas de jovens para a prática de várias modalidades desportivas, com especial destaque para o atletismo”.
São, ainda, distinguidos por bons serviços, os funcionários da câmara que completaram 25 anos de serviço efectivo: Carlos Alberto Pinheiro Domingues, Jaime Alexandre de Melo Ferreira, Luís Jorge Sacramento Guedes da Silva, Paulo Alexandre Lima Guerreiro, Paulo Filipe Sá Pereira Miranda Figueiredo.