ARTESANATO

ARTESANATO -

Figurado de Barcelos com loja na Baixa de Lisboa

Foi inaugurada, em Lisboa, uma loja dedicada ao Figurado de Barcelos certificado, que visa promover os artesãos da terra do galo na zona nobre da capital portuguesa.

A iniciativa é do grupo O Valor do Tempo, responsável pelo Museu do Pão, A Brasileira do Chiado, Confeitaria Peixinho, Museu da Cerveja, Comur, entre outras lojas que promovem a identidade portuguesa.

«Juntam-se agora aos artesãos de Barcelos, criando um palco onde as suas peças artesanais ascendem a um estatuto que as coloca num patamar de destaque, num espaço nobre em Lisboa (Rua de S. Nicolau, na Baixa da cidade) e num hino ao que existe de mais genuinamente português», refere.

O nome de todos os artesãos está em destaque no espaço, bem como no painel exterior que a cada mês conta a história de um deles, em jeito de homenagem. Para o arranque da loja, o destaque foi para Ana Baraça, a pioneira dos hoje designados “Irmãos Baraça”.

Em exposição/venda podem ser encontradas obras de Conceição Sapateiro, Cidália Trindade, Irmãos “Mistério”, Irmãos “Baraça”, João Gonçalves Ferreira, Laurinda “Pias”, Rosa Portela, Manuel Macedo, António Ramalho, Irene Salgueiro & António Salgueiro, Maria Lourdes Ferreira, Júlia Côta, Mina Gallos, Prazeres Côta, Nelson Oliveira, Maria Inês Calisto Machado, Rosália Abreu e Maria Helena Silva.

A loja foi inaugurada com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, do presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, da e da directora executiva da A.Certifica, Teresa Costa.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE