A Associação de Freguesias do Vale do Homem (AFVH) reuniu com o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, «para abordar e debater a estratégia para o Vale do Homem», numa reunião que «serviu para falar sobre os diversos problemas que esta zona do concelho atravessa».
Esta foi a primeira reunião depois de Sandra Mendes Simões, representante da União das Freguesias de Valbom São Pedro, Passô e Valbom São Martinho, ter tomado posse como presidente desta associação.
Em comunicado, a AFVH explica que «vários foram os temas abordados», como a desertificação da população, o abastecimento de água pública nas freguesias onde ainda não é abrangente, o saneamento básico (em alta e em baixa) e a anunciada construção da ETAR de Terras de Bouro.
Estes são «os problemas mais graves» que preocupam os autarcas do Vale do Homem, que aproveitaram a reunião para reivindicar a criação de infra-estruturas que sejam comum às freguesias, nomeadamente a criação da ecovia junto ao Rio Homem e trilhos pedestres na zona de espaços de lazer religiosos.
«Após apresentarem estes problema e desafios ao presidente de Câmara de Vila Verde, António Vilela, este mostrou-se disponível para ajudar a resolver os problemas mais urgentes o mais rapidamente possível», dizem.
No projecto da ecovia, Vilela «desafiou os autarcas a ajudarem nas autorizações dos proprietários de cedência dos terrenos para a construção».