A GNR de Famalicão encontrou esta segunda-feira um idoso, de 85 anos, que estava desaparecido desde a manhã de domingo, na freguesia de Cavalões, em Vila Nova de Famalicão. As operações contaram com a preciosa ajuda de uma cadela.
Em comunicado, a GNR explica que, após denúncia de que um idoso havia desaparecido, foi possível apurar que tinha sido visto pela última vez às 07h00 de domingo, não tendo regressado a casa, nem contactado a família.
«De imediato foi desencadeada uma operação de busca e resgate, que contou com o reforço de um binómio cinotécnico de Braga, tendo o idoso sido encontrado com vida, em estado debilitado, mas consciente, decorridas cerca de 24 horas após o início da busca», refere.
Segundo a força policial, «a vítima acabou por ser localizada com a preciosa ajuda da cadela Nikky, numa zona de densa vegetação».
«De salientar que a cadela Nikky, com seis anos de idade, ao serviço da GNR na especialidade de Segurança Intervenção e Busca, já havia localizado, em 2018, um idoso que se tinha ausentado de um lar, para parte incerta», acrescenta.
Esta operação de resgate contou com o apoio da Secção de Policiamento Comunitário de Barcelos e com o binómio cinotécnico de Braga, que garantiu o auxílio aos vários militares de Vila Nova de Famalicão que estiveram presentes no local.
A vítima foi reencaminhada para o Centro Hospitalar do Médio Ave para receber tratamento hospitalar.