O Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade (CISAS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai organizar uma série de seminários on-line acerca da produção, transformação e do consumo sustentáveis das hortofrutícolas, nos dias 29 de Setembro, 13 e 27 de Outubro, das 10h às 12h. A iniciativa está inserida neste ano que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Frutas e dos Legumes.
“Sabia que 2021 é o Ano Internacional das Frutas e dos Legumes?” É precisamente este o mote do “Meeting CISAS 21 on-line – Fruits and Vegetables – Growing Green”, uma combinação de três webinars que a unidade multidisciplinar de Investigação e Desenvolvimento (I&D) CISAS – IPVC leva a cabo, durante as manhãs dos próximos dias 29 de Setembro, 13 e 27 de Outubro.
As sessões são conduzidas por diferentes membros do CISAS – IPVC, entre os quais estão docentes da Escola Superior Agrária (ESA), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo, investigadores de Agronomia e Engenharia Alimentar e também convidados das empresas DECORGEL e SONAE e da Organização de Produtores Campotec.
SESSÕES
“Produção primária” é o tema do primeiro seminário online que promete, a 29 de Setembro, ser um «espaço de partilha sobre a produção biológica e regional e a gestão sustentável das culturas hortofrutícolas».
O segundo dia do “Meeting CISAS 21 on-line” inicia às 10h do 13 de Outubro e conta diferentes painéis de debate que alertam acerca da «transformação no consumo de frutas e legumes e dos seus benefícios nutricionais para a saúde».
A edição de webinars organizados pela CISAS – IPVC termina no dia 27 de Outubro com a temática da “Distribuição, comercialização e consumo”, que permite «reflectir sobre comportamentos de compra do consumidor de hortofrutícolas e partilhar hábitos de consumo sustentáveis».
A inscrição neste conjunto de seminários online é gratuita, mas obrigatória. Os interessados podem inscrever-se aqui ou diretamente através do QRCode presente no programa da iniciativa.