Meia centena de mulheres de Valões, da União de Freguesias do Vade, no concelho de Vila Verde, fizeram, no domingo, um passeio de convívio em terras de Montalegre.
Foi a concretização de um desafio que havia sido lançado antes da pandemia Covid-19, mas que teve de se manter suspenso até esta nova fase de levantamento das medidas restritivas.
O convívio contou com a participação da presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias, local onde decorreu grande parte do programa de animação da jornada de convívio, cuja organização foi liderada por Rosa Cação.
Em Pitões das Júnias, além da visita à aldeia turística, ao mosteiro e ao Forno do Povo, as mulheres de Valões conviveram com a população local e animaram o centro da freguesia, com danças e cantares minhotos.
As participantes receberam uma lembrança – frasco de mel com alusão ao primeiro passeio das mulheres de Valões – oferecida pelo Município de Vila Verde e com que contemplaram também a presidente da Junta de Pitões das Júnias.
O passeio permitiu ainda conhecer as barragens de Venda Nova e Pisões, o Ecomuseu do Barroso e o Castelo de Montalegre.
«Foi um convívio que decorreu de forma muito alegre, com bons momentos de partilha e que ajudam a reforçar os laços entre todas e a promover o bom ambiente de comunidade na nossa aldeia. Acredito que foi um passo importante para criar na União de Freguesias do Vade um núcleo de mulheres para ajudar a dinamizar esta zona do norte do concelho de Vila Verde», refere Rosa Cação.
A organizadora considera «importante que iniciativas como estas sejam despoletadas pela comunidade, como convívios com idosos, jovens e inter-geracionais». «São muito importantes para fomentar o espírito de união, camaradagem e entreajuda, algo que diferencia pela positiva as nossas terras», frisa.