PAÍS

PAÍS -

GNR assinala esta quarta-feira o Dia Mundial de Combate ao Bullying

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai associar-se esta quarta-feira, 20 de Outubro, ao Dia Mundial de Combate ao Bullying.

A GNR pretende, desta forma, alertar e sensibilizar a população em geral, com foco especial nas crianças e nos jovens, para a importância deste tema, com o objectivo de «apelar a uma estratégia de consciencialização», de forma a alterar estes tipos de comportamentos. A Guarda pede também aos pais, professores e funcionários, que estejam atentos «a sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer».

Estes sinais de aviso envolvem por norma alterações de humor, abatimento físico ou psicológico, impaciência ou ansiedade, queixas físicas constantes ou irritabilidade extrema. 

Esta força de segurança tem desenvolvido várias ações de sensibilização relacionadas com o bullying, realizando um total de 1008 iniciativas no ano de 2021, alcançando, desta forma, «422 estabelecimentos de ensino público e privado». A Guarda revela ainda que desde janeiro de 2021 já registou 64 crimes associados ao bullying. 

No decorrer do comunicado, a GNR realça ainda que os seus postos territoriais têm uma sala de apoio à vítima, com vista a receber este tipo de situações e que contam ainda «com militares com formação especializada que desempenham um papel essencial no acompanhamento personalizado às vítimas de bullying». Posteriormente, estes agentes ficam encarregues de as encaminhar para outras instituições com competência nesta área.   

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE