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GNR lança campanha nacional de sensibilização para condutores de motociclos

A GNR lançou esta terça-feira, 2 de Novembro, a campanha nacional de sensibilização “#NãoSouDeFerro”, que vai decorrer até ao próximo dia 7 de Novembro.

Esta intervenção, centrada especialmente no Autódromo Internacional do Algarve, onde vai decorrer o evento de Moto GP Portugal, serve para «sensibilizar, informar e alertar todos os condutores, em especial os de veículos de duas rodas a motor, para as regras de segurança que devem acautelar durante a condução».

Esta iniciativa, enquadrada numa estratégia de prevenção, vai envolver a distribuição de folhetos informativos junto dos condutores de duas rodas, bem como divulgação de um vídeo ilustrativo de algumas manobras perigosas mais frequentes.

Além disso, e com a GNR a prever um grande fluxo de veículos de duas rodas a motor a rumarem em direcção ao Algarve para seguirem o evento de Moto GP, a GNR vai desenvolver iniciativas de sensibilização em algumas áreas de serviço pelo país, realizando também várias actividades de alerta nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve.

Os militares da Guarda destacam, em comunicado, alguns conselhos a seguir por estes condutores, como «a prudência e adopção de uma condução defensiva», o aumento da «atenção em situações com condições atmosféricas adversas», a utilização de luzes e sinais para mudar de direcção, «de forma a aumentar a visibilidade junto dos restantes condutores da via» e o uso fundamental do «capacete e equipamento de protecção».

De recordar que neste ano de 2021, até 30 de Setembro, os dados de sinistralidade rodoviária mostram que cerca de 10% dos acidentes envolveram veículos de duas rodas a motor. Destas vítimas registadas no presente ano, 28,9% são condutores ou passageiros de veículos de duas rodas, e das vítimas mortais, cerca de 32% correspondem também a condutores ou passageiros de veículos de duas rodas a motor.

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