A Conferência Anual da EUROCITIES decorreu esta semana em Leipzig, na Alemanha, e na passada quinta-feira, 4 de Novembro, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi um dos participantes no painel “Recuperação Económica Sustentável: Viver e Trabalhar em Cidades Resilientes”.
O líder do município defendeu que devem ser as cidades a liderar a recuperação económica e que «quanto mais os países envolverem os autarcas nas decisões dos países, mais essa recuperação será eficaz». Para Ricardo Rio, é importante a criação de um clima de colaboração entre todos os agentes para fortalecer as cidades.
Durante a sua intervenção, o autarca realçou também a aposta que deve existir por parte dos líderes europeus na «criação de condições de atracção e fixação das pessoas nas suas cidades». Ainda durante o seu discurso, Ricardo Rio enfatizou que apesar de a situação pandémica ainda não estar ultrapassada, é fundamental que os governos encarem a recuperação como «uma grande oportunidade para acelerar o desenvolvimento sustentável».
Nesta conferência, o Presidente da Câmara Municipal de Braga teve ainda a oportunidade de destacar alguns projectos em concreto para os próximos anos, como os planos da mobilidade que estão a ser desenhados em Braga, e explicar que o MetroBus e a renovação dos transportes públicos em curso serão uma «verdadeira revolução a nível local», capazes de alterar o paradigma da Cidade.
De recordar que Ricardo Rio integra a Comissão Executiva da EUROCITIES, que reúne mais de 200 municípios de 38 países, e que para além de Braga, incluem-se vários autarcas de cidades europeias como Barcelona, Oslo, Varsóvia, Nantes, Roterdão, Tallin, Ghent, Estocolmo, Viena e Leipzig.